Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia de chef: Bobô de Camarão!

Olá amores
Perceberam que mudei o layout do blog?! Pois é, estava meio cansada de ter minha foto lá estampada. Gostei desse resultado simples, mais sóbrio, prefiro assim, e espero que gostem.


Bom, esse fim de semana resolvi dar uma de chef e fui para cozinha fazer uma das coisas que é minha especialidade e que adoro, adoro, adoro, um adoro bem redundante porque é muito bom mesmo, bobó de camarão. Gente do céu, é bom demais da conta! Só lembrei que eu queria postar a receita no blog quando já estava prestes a comer, queria fazer a foto elaborada do prato, mas não deu tempo de ser "profissa", então vai do jeito normal digamos assim, como servi pra mim, mas posso confessar que o sabor era divino. 
É bem fácil de fazer então irei repassar a receita da minha maneira, bem do jeito que geralmente faço. Não tem segredo, até que não tem habilidades culinárias consegue fazer. Voilà.


Ingredientes

500 g de macaxeira (mandioca/aipim) já cozida;
400 g de camarão limpo e sem casca (uso o Netuno que vem sem casca);
400 ml de leite de coco (duas garrafas pequenas);
2 dentes de alho;
1 cebola média picada;
2 tomates médios picados;
metade de um pimentão médio picado
Coentro a gosto picado (aqui usamos mais o coentro, mas se preferir substitua pela salsinha);
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto:
Azeite a gosto (tem gente que prefere seguir a receita a risca e usar o azeite de dendê, eu particularmente não gosto do sabor forte que ele tem);
colorífico a gosto.

Modo de fazer

Antes de tudo tempere o camarão com um pouco de sal e pimenta do reino a gosto.
Com a macaxeira já cozida, você irá liquidificá-la até se tornar um creme, como é um pouco pesado para bater acrescente um pouco da própria água onde foi cozida, facilita o desenvolvimento do liquidificador. Mas não pode ficar um creme líquido, tem que ficar bem espesso. Em seguida coloque esse creme em uma panela e reserve, em uma frigideira coloque o azeite e doure um pouco a cebola, o alho e coloque junto o camarão para refogar, quando o camarão ganhar aquela cor rosinha acrescente os tomates, o pimentão o coentro e o colorífico (pra dar a cor) refogue mais um pouco para o camarão ganhar sabor e junte ao creme de macaxeira e leve ao fogo, acrescente o leite de coco (por isso o creme tem que estar bem consistente porque o leite de coco entra) e acerte o sal. Deixe cozinha em torno de 15 minutos mexendo sempre porque o bobô começa a encorpar e grudar no fundo da panela (prestar bem a atenção para não queimar). Feito isso está pronto para servir.

Dica

O bobô pode ser servido como uma entrada (apenas ele em um consumê), pode ser servido como prato principal acompanhado de um arroz mais elaborado, mas que não interfira no sabor e pode ser servido como aperitivo em consumê menores com camarão frito ou empanado pra dar uma graça. Fica bem bacana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário